Foto: FishEye Photografy
Verão é sinônimo de dias lindos de sol e calor, o que favorece a prática de atividades ao ar livre. Mas, em dias muito quentes, o nosso corpo tem dificuldade em manter a faixa de temperatura ideal e precisa usar mecanismos para se resfriar, como o suor. Por isso é importante destacar que a perda de grande quantidade de suor pode causar desidratação e, nesse caso, sintomas como sede, fadiga e tontura podem aparecer. Para atletas essa questão é ainda mais importante, uma vez que a desidratação tem um impacto negativo no desempenho esportivo.
Para evitar a desidratação e suas consequências negativas na saúde e desempenho esportivo, separamos algumas dicas para ajudá-lo a se manter sempre bem hidratado, mesmo nos dias mais quentes do verão. Confira:
Saiba quanto de água você precisa consumir diariamente.
A nossa necessidade de água é de aproximadamente 40 ml/kg/dia. Então, para saber a quantidade ideal de água a ingerir por dia basta multiplicar o seu peso corporal por 40. Ou seja, uma pessoa de 70 kg deve beber cerca de 2.800 ml.
Monitore seu estado de hidratação.
Observe a cor da sua urina. Urina clara significa que você está hidratado, o que é um ótimo sinal principalmente se você for realizar exercício físico. Ainda mais em ambientes externos.
Quando for praticar exercícios, ingira uma quantidade extra de líquidos para repor o que for perdido através do suor. Tenha a sua garrafinha sempre ao seu lado e beba uma boa quantidade de água a cada 10 – 15 minutos. Se você desejar fazer um controle mais preciso pode se pesar antes e após a prática esportiva. Uma perda maior do que 2% do peso corporal indica que a reposição hídrica durante o exercício não foi adequada.
Vale ressaltar que, se você vai fazer mais de uma sessão de exercício no mesmo dia é ainda mais importante repor as perdas de água para evitar o início da próxima sessão de exercícios desidratado.
Beba bastante água logo no início do dia. Beba 1 a 2 copos de água após acordar, especialmente se você vai se exercitar ao longo do dia.
Fique atento aos sinais de desidratação. Muitas vezes a sede não é o melhor indicador de desidratação, pois você pode estar desidratado e ainda não estar sentindo sede. Portanto fique atento aos sintomas como: dor de cabeça, boca seca, cansaço, sensação de falta de energia. Se você estiver sentindo qualquer um desses sintomas beba água!
Consuma frutas. O verão é a época do ano perfeita para consumir frutas, que além de terem diversos nutrientes, são ricas em água. Morango, melão, melancia, abacaxi e laranja são ótimas opções, que vão auxiliar na sua hidratação.
Siga essas dicas e aproveite ao máximo uma das melhores estações do ano!
Escrito pela nossa especialista em Nutrição
Renata Silvério
Insta: @guiadebemestar
Comments